"Google+ não é uma rede social" diz Vic Gundotra.

Ter, 13 de Março de 2012 13:54 Administrador
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Vic Gundotra: rede social Google + funciona como plataforma de integração do serviços da empresa

São Paulo - Embora se pareça com uma, o Google + não é uma rede social. Segundo Vic Gundotra, vice-presidente de engenharia da empresa e responsável pelo produto, o serviço funciona como uma malha capaz de integrar as marcas da companhia, como Gmail e YouTube, em uma única interface.

A fala do executivo, um dos destaques da edição do South by Southwest (SXSW), foi conduzida por Guy Kawasaki, ex-Apple e cofundador da Alltop.com, uma revista on-line focada em tecnologia. Ele também é autor de um livro sobre o Google +.

Durante o bate-papo de uma hora, Kawasaki contou a Gundotra sua experiência negativa com o Google + e comparou o serviço à primeira vez que utilizou um computador Macintosh. O executivo respondeu prontamente dizendo que o maior problema é o fato de as pessoas confundirem o Google + com uma rede social.

Confrontado com recentes pesquisas que mostram como os usuários permanecem muito mais tempo conectados ao Facebook do que ao Google +, o engenheiro explicou que é preciso levar em conta que ao estar "logado" a um serviço do Google, o internauta está automaticamente conectado ao Plus. "As pessoas estão alimentando seus perfis enquanto usam outras ferramentas e isso não está sendo levado em conta", afirma.

Gundotra evitou citar números, mas afirmou que o total de usuários ativos nos últimos 30 dias foi de 100 milhões. Ele ainda ressaltou que a maior parte do conteúdo publicado na plataforma é compartilhado de forma privada e não publicamente.  "As pessoas costumam dividir suas experiências com os mais próximos, geralmente reunidos em um de seus círculos", disse.  "A maior parte dos meus posts, por exemplo, é para a minha família".

A privacidade foi destacada por Gundotra durante sua apresentação. Ele afirmou que a companhia não compartilha os dados de seus usuários do Google + com agências de propaganda e também ressaltou que não acha interessante usar a plataforma para ações publicitárias. "As pessoas não querem ver um link patrocinado ou um banner na hora de compartilhar a foto de sua filha".

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Fonte: Info exame